Pular para o conteúdo
Início » Retorna a agenda de viagem para idosos: Floripa Feliz Idade

Retorna a agenda de viagem para idosos: Floripa Feliz Idade

  • por
Anúncios

Viajar agrada a maioria das pessoas, adquirir uma bagagem cultural, conhecer novas cultas, comidas, lugares históricos.

Em Florianópolis, existia o Floripa Feliz Idade, que fornecia uma viagem por ano para os idosos, porém, devido a pandemia, o programa foi cortado.

Para a felicidade dos idosos de Florianópolis, o programa foi retomado neste ano, e já está em funcionamento desde o final de agosto.

Floripa Feliz Idade

Anúncios

As viagens oferecidas no Floripa Feliz Idade, vem da Prefeitura de Florianópolis, realizado através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para fornecer um lazer para os idosos, é oferecido uma viagem ao ano para cada um dos grupos de idosos. As viagens devem ter um roteiro de no máximo 300 km, contado a ida e a volta.

“São os idosos que definem o destino. Se querem visitar grupos de outras cidades, ir para um café colonial, fazer um roteiro para compras, como Brusque. Todos conhecem as regras e têm liberdade para escolher o que desejam fazer”, diz Rose Schutz Antunes, coordenadora do Floripa Feliz Idade.

As viagens são iniciadas, geralmente, no primeiro semestre do ano, tendo começado só agora por conta espera do estado de calamidade pública do município se extinguir.

O decreto que declarou o estado de calamidade foi extinguido em março desse ano, assim, houve um tempo para que as viagens fossem organizadas, iniciando então no segundo semestre.

Anúncios

“Só pelo fato dos idosos saírem de casa hoje, passear, sair da rotina e se divertir, é um prazer, faz bem. Nós temos a esperança de uma viagem maravilhosa, não só para nosso grupo, mas para todos os grupos do Feliz Idade que terão acesso”, declara Antônio Vicente da Silva, atual coordenador do grupo Gipan.

Os grupos do Floripa Feliz Idade

Atualmente, existe 106 grupos de idosos ativos no programa, tendo mais 65 grupos para serem contemplados com a viagem.

A agenda é definida a partir de um sorteio, decidindo assim quando serão as viagens de cada grupo. O sorteio é realizado com os representantes dos grupos.

Para o próximo ano, os que foram contemplados nesse segundo semestre de 2022, terão, além da viagem normal de todo ano, mais uma viagem adicional.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, aponta que os idosos foram muito afetados durante a pandemia, sendo grupo que mais sofreu, tanto pelos riscos da doença, quanto em diversas complicações do isolamento e de complicações de saúde física e mental.

Anúncios

Por isso, foi ampliado também encontros que trazem artesanatos, exercícios físicos para os idosos e outras atividades para completar a agenda.