Pular para o conteúdo
Início » Os irmãos Pupo estão fora da ISA e perdem primeira vaga das Olimpíadas 2024

Os irmãos Pupo estão fora da ISA e perdem primeira vaga das Olimpíadas 2024

  • por
Anúncios

No Mundial de Surf ISA (Associação Internacional de Surf), o brasil estava na disputa com os irmãos Pupo. Na última sexta-feira, Miguel e Samuel Pupo foram eliminados, o que tirou o Brasil da competição de surf masculino.

A eliminação ocorreu na décima rodada da repescagem em Huntington Beach, realizada nos Estados Unidos. Assim, os irmãos terminaram a competição na nona posição, o que os eliminou do campeonato.

Eles foram eliminados de disputarem uma taça individual e também na disputa pelo título em equipe. Vencer essa campeonato, dá ao vencedor a primeira vaga para as próximas Olimpíadas de 2024.

A eliminação

Anúncios

Antes da eliminação dos irmãos, ainda no começo das competições de sexta-feira, eles eram a equipe com maior potencial de conseguir pontos suficiente para garantir a primeira vaga nas Olimpíadas de 2024.

Porém, com os pés no chão, eles sabiam que poderiam ser eliminados, pois Miguel e Samuel Pupo já se encontravam na chave de repescagem, já que Jadson André, o outro brasileiro da competição, tinha sido eliminado na quinta-feira, estando na oitava rodada de repescagem.

No início das competições de sexta-feira, os irmãos começaram bem, pois venceram as baterias da nona rodada de repescagem.

Foi na rodada dez que um dos irmãos, Miguel Pupo, virou com uma onda, a última. Enquanto isso ocorria, o surfista Jackson Baker colocava os irmãos em combinação, com a soma de 16,40 pontos

Veja Também:

No entanto, o surfista brasileiro estava melhorando, aumentando suas notas, encaixando um aéreo, ficando assim na segunda posição.

Anúncios

Porém, Rio Wasa, surfista da Indonésia, aproveitou uma ótima onda nos últimos segundos de sua bateria, com isso, ele tomou o segundo lugar do brasileiro.

A sorte não veio depois disso, porque, já na segunda bateria, o mar estava pior. No início da segunda bateria, Kolohe Andino (americano) e I Ketut Agus (indonésio), pegaram as primeiras ondas, aproveitando ainda o mar.

Depois, na vez de Samuel Pupo, a espera por uma boa onde não surtiu frutos durante sua sessão. Só nos dois últimos minutos de sua bateria, Samuel conseguiu uma onda, mas era fraca, conseguindo apenas 2,50 pontos. Assim, foi eliminado na mesma fase que Miguel, seu irmão.

A disputa não acabou

Para dois surfistas dos Estados Unidos e  um indonésio, a disputa continua acirrada para disputar a vaga para as Olimpíadas de 2024.

Já o Brasil, ainda pode disputar duas vagas das dez restantes, na WSL em 2023. Outra oportunidade são os jogos Pan-ameniracnos que ocorreram em Santiago e os Mundiais da ISA dos anos dde 2023 e 2024, onde também será possível conseguir uma vaga para as Olimpíadas.

Anúncios

Na disputada de surf feminino, o Brasil não chegou perto ainda de conseguir o título e uma vaga nas Olimpíadas. A melhor brasileira no surf do campeonato, foi Yanca Costa, porém, ela parou ainda na quinta rodada da repescagem.