Pular para o conteúdo
Início » O agronegócio perde espaço na economia neste ano

O agronegócio perde espaço na economia neste ano

  • por
Anúncios

O PIB do setor do agronegócio recua 2,48% já no primeiro semestre, isso devido aos fortes custos que caem sobre o setor.

Estes custos estão afetando a atividade agropecuária, e assim acontece o encurtamento das margens, a redução na produção de certos produtos e ainda afetam o setor da agroindústria e todas as atividades que se relacionam.

Com isso, o crescimento que o mercado do agronegócio vinha tendo, acaba por cair no ano de 2022.

Agronegócio na economia

Anúncios

O agronegócio tinha uma participação de 27,7% na economia do país no início de 2021, mas esse ano, teve queda para 25,5%, sendo essa avaliação feita através do PIB, realizado pela Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

A queda do PIB do agronegócio no primeiro semestre desse ano chegou a 2,48%. Essa queda foi consequência das retrações 2,71% do setor agrícola e 1,82% do setor da agropecuária.

O principal motivo para a queda do PIB foi o preço de insumos, que teve um aumento de 22,5% no semestre, provocando assim a queda do PIB em 8,9% no setor agrícola. Com isso, toda a indústria sofreu, caindo 0,27% nos setores de serviço.

Já no setor agrícola, a alta dos insumos, que chegaram a 32%, gerou queda de 14% do PIB na agricultura primária, a qual mede todas as atividades dentro da porteira.

Veja Também:

Outros setores que sofreram com a queda foram os setores de agroindústria e agrosserviços, assim como a pecuária, que teve queda de 1,82% no PIB, sendo, nesse caso, amenizada pela baixa no custo de insumos para o setor.

Anúncios

Os serviços de agroindústria e agrosserviços do setor da pecuária, sofreram quedas ainda maiores que no setor agrícola, informa o Cepea e a CNA.

Agora, nesse semestre, de acordo com os mesmos Cepea e CNA, o PIB subiu 0,64%, sendo 0,22% no  setor agrícola e 1,86% na pecuária, isso, de acordo com o método do IBGE, lembrando que o IBGE avalia o volume de produção.

A avaliação do PIB realizada pelo Cepea e pela CNA, toma como base para o cálculo, variações de volume e peso reais, o que reflete na renda real do setor.

Setor pecuário

Na produção de carne bovina, o país foi ultrapassado pelos Estados Unidos, que tomou a liderança. O Brasil se manteve na terceira posição entre os meses de janeiro e julho de 2022.

No setor de carne bovina 2, o Brasil exportou aos Estados Unidos 17% da carne. Para se ter uma ideia, no ano passado, no mesmo período, a exportação foi de 9%.

Anúncios

Foi também exportado aos Estados Unidos, 170 mil toneladas de carne bovina 3, tendo sido 197% a mais do que o ano passado, de acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América).