Agora, será possível reduzir viagens de trem de Paris à Costa Azul, na França, em pouco mais de 4 horas. As viagens costumavam tomar cerca de 6 horas.
Os famosos trens de alta velocidade da França, os TGV (Trem de Grande Velocidade), terá sua frota ampliada no ano de 2024.
A empresa operadora, Alstom e SNF (Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro Franceses), declara que a nova linha trará trens com maior capacidade para passageiros, será mais rápida e também mais sustentável do que os trens atuais do país.
A novidade
Os trens em circulação na França, atualmente, podem alcançar 322 km/h, os novos trem na TGV prometem atingir 354 km/h, se aproximando dos trens-bala do Japão.
Com isso, rotas longas, obviamente, se tornarão mais curtas, o que vale dinheiro.
Para se ter uma noção, uma viagem de trem da cidade de Paris até a comuna de Saint-Raphael, localizada na Riviera Francesa, próxima à Cannes, dura, atualmente, cerca de 6 horas. Assim, com os novos trem, ela durará 4 horas e 30 minutos.
Outra novidade será que os comboios serão moduláveis, o que significa que as operadores de trens poderão ajustar a quantidade de carros e o interior dos vagões, isso de acordo com a circunstância e necessidade tanto da companhia, quanto dos passageiros.
Os ajustes poderão ser feitos também nos assentos, mudando sua ordem para que seja possível transportar bicicletas e veículos similares, e bagagens especiais.
Outra necessidade pode ser a mudança de classe dos vagões, por exemplo, a depender da demanda e das vendas, um vagão pode mudar da 1ª classe para a segunda, e vice-versa, rearranjando seu interior.
Os espaços nos vagões também podem ser alterados, aumentando em até 20%, aumentando os atuais 634 lugares para 740.
Veja Também:
A fabricantes dos trens-bala, Alstom, diz que os TGV contarão também com mais tecnologia que os trens em circulação no país. Eles prometem uma maior eficácia energética e ainda uma excelente redução de 32% na emissão de gás carbônico (CO²).
Os trens serão embutidos com WiFi para os passageiros e terá comunicação interna para eventuais avisos e atualização durante a viagem.
Lançamento do trem
A companhia ainda não anunciou nem a data exata do lançamento, nem os valores das passagens, mas foram anunciados que, ao todo, serão 115 trens novos. A divisão será a seguinte:
- 100 trens para viagens domésticas;
- 15 trens para rotas internacionais para países como: Bélgica, Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos e Suíça.
Ao todo, foram investidos cerca de € 2,7 bilhões, valor que aproxima-se a 14 bilhões no real.