Pular para o conteúdo
Início » Entenda como o aumento de juros nos EUA afeta o Brasil

Entenda como o aumento de juros nos EUA afeta o Brasil

  • por
Anúncios

O Federal Reserve (Fed), sistema de bancos centrais dos Estados Unidos, tomou a decisão de elevar em 0,75% a taxa de juros, sendo esta a quinta alta consecutiva do ano.

Mesmo sendo algo do mercado estrangeiro, o Brasil é afetado de alguma forma. Entenda.

O aumento de juros nos EUA e seu efeito no Brasil

O momento em que o Banco Central e o Fed convergem para anunciar as taxas de juros no mesmo dia, chama-se Super Quarta.

Anúncios

Assim, a Super Quarta irá indicar quais serão as medidas a serem tomadas por ambas unidades monetárias para os próximos meses desse ano.

Obviamente, não só no Brasil, mas no mundo todo, esse aumento nos juros dos EUA causa impacto.

Além disso, todas as ações que são negociadas na Bolsa de Valores, assim como o volume de investimentos, também são afetadas.

Efeitos sobre os investimentos no Brasil

Veja Também:

Com o aumento de juros nos EUA, tornada uma melhor opção para os investidores estrangeiros, a aplicação no Tesouro americano.

Senda assim, nesse período, o investimento em países emergentes torna-se um risco por conta da instabilidade do mercado nesses países, como o Brasil.

Anúncios

Dessa forma, as ações de empresas na Bolsa de Valores brasileira, diminui.

“Quanto mais o BC americano subir juros, menor o diferencial de juros entre o Brasil e os EUA. E esse diferencial menor acaba sendo importante para determinar, por exemplo, a cotação do real”, declarou para o InfoMoney, Gabriel Barros, sócio e economista-chefe da Ryo Asset.

 “Começa a ficar menos interessante para o investidor estrangeiro aplicar no Brasil ou em outros países emergentes”, completou.

Aumento do dólar sobre o real

Já que os investidores estarão mais voltados a investir no mercado americano, evitando os países emergentes, o dólar entrará menos em território brasileiro, fazendo com que, devido à sua escassez, ele se torne mais caro em relação ao real.

“O real tende a ficar mais pressionado por essa taxa de juros mais alta do Fed”, diz Gabriel Barros. “Em condições normais, isso é uma pressão contra a valorização do real. Quanto maior a taxa de juros do Fed, menor o espaço para a apreciação do real.”

Anúncios

Com isso, produtos como as commodities e do setor tecnológico, tendem a encarecer. Outra consequência é que a inflação no Brasil pode aumentar pelo alto custo de componentes utilizados nas indústrias do país, sendo o petróleo um dos mais conhecido da população.

O preço de combustível está diretamente ligada à flutuação do mercado internacional em relação ao valor do petróleo, e consequentemente, ao dólar.